VW UP sai de linha e dará lugar a um elétrico de R$100 mil
Após encerrar produção do VW up! na Europa, Volkswagen planeja lançar elétrico de R$100 mil.
Por Daiane Lindolfo
De Guarulhos (SP)
Em abril de 2021, a Volkswagen confirmou o encerramento da produção do UP no Brasil.
Isso aconteceu apenas três meses depois da empresa lançar uma inusitada versão 2021 que, em vez de cinco assentos, contava apenas com quatro.
A razão? A empresa optou por evitar a inclusão de um cinto de segurança de três pontos para o quinto passageiro.

O Desfecho do up! na Eslováquia
De acordo com a revista brasileira Clubmotor, a produção do up! na planta da Volkswagen em Bratislava, Eslováquia, foi finalizada.
Introduzido no mercado europeu em 2011 como sucessor do Fox (anteriormente exportado do Brasil), o up! desfrutou de 12 anos na cena automotiva da Europa.

Futuro Elétrico da Volkswagen
A visão da Volkswagen para o futuro parece focada na eletrificação.
Mesmo que o Polo esteja definido como o novo carro de entrada na Europa, rumores sugerem que seu destino também pode estar em cheque.
A versão elétrica do up!, a e-up!, provavelmente dará lugar ao novo carro de entrada elétrico, potencialmente chamado ID.1.
Este veículo, alimentado por baterias, tem uma projeção de preço abaixo de R$ 100 mil(Em conversão direta) na Europa.
Por outro lado, o Polo poderia ser sucedido por um suposto ID.2, inspirado no conceito ID.2all.

O Legado do VW up! no Brasil
O VW Up! sempre foi percebido como uma oferta inovadora no mercado brasileiro. Desde sua chegada em 2014, com uma reestilização em 2017, o carro sempre foi sinônimo de eficiência energética e construção robusta.
Equipado com o motor 1.0 de três cilindros, tanto aspirado quanto turbo, ganhou destaque, especialmente com a adição do 1.0 TSI, celebrado por seu desempenho e leveza.
A variante brasileira tinha suas peculiaridades em relação ao modelo europeu, ostentando um design mais extenso e um porta-malas mais espaçoso.

Desafios em 2020 e O Foco da Volkswagen
Ao encerrar 2020, a Volkswagen lançou a versão Xtreme do Up! 2021, exclusivamente com motor turbo e com capacidade para quatro passageiros.
Contudo, a presença do veículo tanto em showrooms quanto nas ruas foi mínima.
Confrontada com desafios de fornecimento e a escassez de insumos em 2020, a Volkswagen realocou seu foco para a produção dos modelos Gol e Voyage em sua fábrica em Taubaté (SP), modelos que ainda possuíam uma forte presença nas vendas.
Além disso, essa unidade de produção já estava passando por transformações para acomodar a produção do Polo Track.
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!