Por: Bruna Cezario
De: La Baule – França
Data: 17/10/2023
O VW Polo é um hatch compacto que conquistou seu espaço no mercado brasileiro desde seu lançamento em 2002, tornando-se rapidamente uma referência em qualidade de construção e acabamento.
No entanto, como qualquer veículo, o Polo não está isento de defeitos e problemas que podem afetar a experiência dos proprietários.
Neste artigo, vamos analisar alguns dos principais defeitos e problemas relatados por donos de diferentes gerações do Polo.
Geração Atual do VW Polo

A geração mais recente do VW, apesar de sua qualidade geral, não é imune a problemas. Um dos principais problemas relatados pelos proprietários é o barulho na parte traseira do veículo.
Este incômodo tem sido uma fonte constante de reclamações e pode ser encontrado em fóruns, redes sociais e sites de opinião automotiva.
Alguns proprietários conseguiram resolver esse problema adicionando revestimentos extras à tampa interna do porta-malas, que é identificada como a fonte do ruído.
Outros tiveram que recorrer à rede autorizada para solucionar o problema.
Além do barulho na traseira, alguns proprietários também mencionaram problemas com a fechadura da tampa do porta-malas, que exige força para ser travada.
Em alguns casos, os proprietários tiveram que visitar a concessionária para resolver essa questão.
Outra área de preocupação é o ruído no painel, que também foi relatado por alguns proprietários. Alguns casos de substituição da tampa externa do tanque de combustível, que se solta durante a condução, também foram mencionados.
Em relação ao câmbio automático de seis marchas com sistema Tiptronic e conversor de torque, alguns proprietários relataram trancos entre a primeira e segunda marchas, bem como demoras no engate da terceira e sexta marchas.
Outros mencionaram um estalo forte ao engatar a ré, que parece estar relacionado ao sistema de freios.
Outros Problemas Relatados
Além dos problemas mencionados acima, alguns proprietários do VW também enfrentaram outros problemas. Alguns relatos mencionaram faróis embaçando em unidades dos anos-modelo 2017/2018.
Problemas na pintura, incluindo falhas perceptíveis, foram relatados em sites de reclamação, com a necessidade de correção por parte das concessionárias.
Um problema relacionado ao cluster com o computador de bordo I-System também foi identificado, com o indicativo de falha na boia do reservatório de combustível e a luz de injeção acendendo em alguns casos.
Houve relatos de estalos no áudio durante o streaming de aplicativos como Deezer ou Spotify, quando utilizado o sistema Android Auto, bem como problemas com o comando de voz que permaneceram sem solução para a maioria dos proprietários.
Nos últimos anos, também surgiram reclamações relacionadas ao sistema de freios, incluindo barulhos em baixa velocidade.
Um caso peculiar envolveu uma proprietária do Polo Highline, que enfrentou uma pane inesperada do veículo a 110 km/h em uma rodovia, com a luz EPC no painel acesa.
Embora a concessionária tenha identificado um erro no computador de bordo como a causa, o problema persistiu após a primeira intervenção.
Geração Anterior do VW Polo

Para os modelos do Polo da geração anterior, a partir de 2011, os problemas mais comuns incluem barulho na suspensão, com a troca de buchas e bieletas sendo necessária em muitos casos.
Além disso, barulhos na suspensão dianteira também foram relatados, com alguns proprietários solicitando o reaperto do conjunto durante a garantia de fábrica.
O sistema de direção eletro-hidráulica foi identificado como pesado no manuseio e apresentou problemas em alguns casos, levando à substituição do sistema.
Outras reclamações incluíram a quebra fácil de difusores de ar e problemas com o compressor do ar condicionado, que exigiu substituição em alguns casos.
Saiba também como funciona o Fiat para PCD: aqui! Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!