Notícias sobre veículos Chevrolet, Volkswagen, Honda, Toyota e mais

Rodas de Liga Leve: Desvendando os Maiores Mitos e Revelando as Verdades

Sport Motors

Por: Bruna Cezario

De: La Baule – França

Data: 11/10/2023

Concessionárias e lojas de acessórios estão em acordo: as rodas de liga leve classificam-se como o segundo item mais requisitado pelos entusiastas automotivos, perdendo apenas para os sistemas de áudio. 

E é notável que muitos indivíduos optam por seguir a última tendência, atualizando suas rodas até três vezes em um único ano.

Por outro lado, existem aqueles que adotam uma perspectiva distinta, mantendo-se fiéis a uma das combinações mais convencionais do universo automobilístico: a roda de aço com calota. 

Contrariando as suposições, a distinção entre rodas de aço e rodas de liga leve não se resume à resistência, mas se estende a três aspectos cruciais: peso, estética e custo, vamos explorar os equívocos e realidades associados a essas rodas.

1. A durabilidade da roda de aço é superior?

Ambos tipos de rodas têm sua própria robustez, ao decidir sobre as rodas para um veículo, vários fatores são levados em consideração. 

Além do impacto estético que elas têm no conjunto, as rodas são partes móveis sujeitas a várias condições desafiadoras, especialmente em lugares com ruas e estradas ásperas como as do Brasil.

Portanto, seja a roda de aço ou de liga, ambas são submetidas aos mesmos testes. Isso inclui testes de choque térmico, resistência a produtos químicos e salinidade. 

O teste mais rigoroso é o teste de impacto, no qual as rodas são submetidas a colisões, choques em guias e impactos em buracos, em várias combinações de velocidade, ângulo e pressão.

2. A roda de liga melhora o desempenho do veículo?

Acreditar que a substituição das rodas originais de aço por um conjunto de liga fará com que o carro acelere e freie de forma significativamente melhor é um equívoco. 

Em carros “convencionais”, a melhora é imperceptível. Poucos modelos têm rodas feitas de ligas nobres que resultariam em uma redução de peso notável.

Essas ligas são caras e geralmente estão presentes em veículos de luxo ou esportivos de marcas como BMW e Ferrari. Em competições automobilísticas, as rodas de liga podem ser ainda mais leves, o que beneficia acelerações, retomadas e frenagens.

3. As rodas de liga leve são mais ‘leves’?

rodas de liga leve
Foto: Reprodução/Audi

Quando comparadas na balança, as rodas de liga têm uma vantagem, sendo em média 15% mais leves que as de aço. No caso de veículos maiores usados em supercarros ou carros de competição, essa diferença pode chegar a 50%. 

No entanto, essa economia de peso vem com um custo adicional, já que rodas de liga costumam ser mais caras. 

Por exemplo, uma roda italiana OZ de aro 18 pesa cerca de 7 kg e custa o dobro de uma roda nacional TSW do mesmo tamanho, pesando 12 kg.

4. Por que as rodas de aço não podem ser estilizadas?

Outra vantagem das rodas de liga está no design, devido ao processo de fundição, no qual o metal é aquecido até se tornar líquido e depois é moldado, 

As rodas de liga leve permitem uma maior criatividade em termos de estética do que as rodas de aço, que são produzidas a partir de chapas prensadas.

5. É possível consertar rodas de liga?

As rodas de liga também têm uma maior capacidade de serem reparadas, desde que o trabalho seja realizado por profissionais especializados e utilizando materiais e equipamentos de alta qualidade.

Antes de iniciar o reparo, a roda danificada é submetida a uma série de medições para garantir que o dano não tenha deformado a região central por onde passam os parafusos. 

Em seguida, um exame de ultrassom é realizado para identificar possíveis fissuras. Somente após passar por essas etapas a roda é considerada adequada para reparo.

Aproveite e conheça também o Android Auto: aqui! Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário