Pontiac Firebird Trans Am: O Ícone Cinematográfico que Resistiu às Crises de Petróleo
No cenário dos muscle cars, veículos norte-americanos de alta potência, que se caracterizavam por motores V8 imponentes, o Pontiac Firebird Trans Am se destacou como uma estrela de cinema.
Enfrentando a pressão das seguradoras, regulamentações governamentais cada vez mais rigorosas e as crises globais de petróleo, ele provou ser uma exceção notável.
Leia mais detalhes abaixo sobre este ícone!
Gerações e história do Pontiac Firebird Trans Am
A segunda geração do Firebird, lançada em 1970 e ainda baseada no Chevrolet Camaro, manteve sua identidade única, incorporando uma sofisticação inspirada em modelos europeus.
Seu design completamente remodelado incluiu um para-choque e uma grade dianteira de uma única peça de poliuretano resistente a pequenos impactos.
Modelos

O modelo básico do Firebird era equipado com um motor Chevrolet de seis cilindros e 4,1 litros, gerando 155 cavalos de potência, semelhante ao encontrado nos Opalas da época.
Já a versão de luxo Esprit apresentava um V8 de 5,8 litros com 255 cavalos, enquanto o modelo esportivo Formula 400 ostentava entradas de ar no capô e um V8 de 6,5 litros com 330 cavalos.
Uma versão recalibrada desse mesmo V8 de 6,5 litros oferecia 345 cavalos na versão Trans Am, que se destacava pelos apêndices aerodinâmicos funcionais, como o defletor dianteiro, saias laterais e aerofólio traseiro.
Detalhes técnicos
Uma opção interessante no Trans Am era o Shaker Hood, uma tomada de ar sobre o motor que se movia junto com ele.
A suspensão, muito bem ajustada, conferia ao Firebird uma estabilidade incomum para um carro norte-americano da época.
Embora o novo V8 de 7,5 litros de 1971 fosse menos potente que o V8 de 6,5 litros do ano anterior, ele entregava um torque superior em baixas rotações e mantinha um desempenho impressionante.
Acelerando de 0 a 96 km/h em 5,9 segundos e percorrendo o quarto de milha em 13,9 segundos. O modelo de 1971 também foi o primeiro a apresentar as icônicas rodas Honeycomb.
Cronologia e mais detalhes do Pontiac Firebird Trans Am

Em 1972, as especificações de potência passaram a ser declaradas em números líquidos, com destaque para o V8 Super Duty de 7,5 litros e 310 cavalos.
Nesse ano, o Trans Am exibia orgulhosamente um grande pássaro de fogo no capô, uma característica que dividia opiniões entre os entusiastas.
Graças ao V8 Super Duty, o Firebird conquistou o título de ser o único carro norte-americano produzido em larga escala que podia sair diretamente da concessionária para competições.
Isso solidificou a posição da Pontiac em um mercado cada vez mais restrito devido às regulamentações ambientais rigorosas e ao aumento dos preços do petróleo no mercado internacional.
Ficha Técnica do Pontiac Firebird Trans Am
- Motor: disposição longitudinal, V8 com 8 cilindros, 7474 cm3, alimentado por carburador de corpo quádruplo
- Potência: 290 cavalos a 4.000 rpm
- Torque: 54,6 kgfm a 3200 rpm
- Transmissão: automática de 3 marchas, tração traseira
- Carroceria: fechada, 2 portas, 4 lugares
- Dimensões: comprimento de 497 cm, largura de 186 cm, altura de 128 cm
- Peso: 1.716 kg
- Pneus: F60-15
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