O novo Toyota bZ3 2024 foi desenvolvido em colaboração com a BYD na China e apresenta um preço mais acessível em comparação ao Volkswagen Polo Highline, que está sendo comercializado por R$ 113.290.
Esse sedã elétrico encontra-se disponível apenas no mercado chinês, onde fez sua estreia em outubro de 2022. Na China, a FAW-Toyota é a responsável pela produção e comercialização desse “Corolla elétrico”.
O fato curioso é que esse modelo movido a bateria apresenta um preço inferior ao de um sedã compacto movido a combustível flexível no Brasil.
Conheça o novo Toyota bZ3 2024
Para efeito de comparação, o sedã que começou a ser entregue neste mês está disponível a partir de 169.800 yuans, o que equivale a um pouco mais de R$ 122.500 na conversão direta para a moeda brasileira.
Há também um desconto para aqueles que adquirirem o veículo até 31 de julho, reduzindo o preço para R$ 111 mil.
É notável que até mesmo o Volkswagen Polo está sendo comercializado a preços superiores a esse valor.
Como exemplo, a versão intermediária Highline do Polo tem um preço de R$ 113.290.
O novo Toyota bZ3 2024, por sua vez, tem desfrutado de grande sucesso, registrando mais de 5.000 pedidos nas primeiras 24 horas de vendas no mercado chinês.
Assim como o SUV bZ4x, o sedã produzido em colaboração entre BYD e FAW utiliza a plataforma e-TNGA da Toyota.
O sistema elétrico é alimentado pela bateria Blade, desenvolvida pela BYD, que proporciona uma autonomia de aproximadamente 600 km.
De acordo com informações da Toyota, é possível recarregar de 30% a 80% da energia da bateria em apenas 27 minutos em estações de recarga rápida.
Dimensões do modelo
No que diz respeito às suas dimensões, o Toyota bZ3 apresenta ligeiramente mais tamanho em comparação com o Corolla.
Medindo 4,72 metros de comprimento, ele supera o sedã nacional, que possui 4,63 metros de comprimento. Além disso, ostenta uma largura de 1,84 metros, uma altura de 1,48 metros e uma distância entre eixos de 2,88 metros.
No entanto, é importante ressaltar que, até o momento, não há previsão de lançamento do bZ3 no mercado brasileiro.
A Toyota, que adota estratégias distintas para cada região, prioriza a promoção da tecnologia híbrida no Brasil.
Mesmo os modelos plug-in não são vistos com entusiasmo pela fabricante, uma vez que a recarga de veículos elétricos no país ainda enfrenta desafios de infraestrutura e falta de hábito por parte dos consumidores.
Isso resulta em vendas menos expressivas e, consequentemente, menor rentabilidade para a empresa, a marca está se preparando para lançar um novo compacto híbrido flex. Aproveite e conheça também o Corolla Cross: aqui!
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!