A moto que não precisa de CNH para pilotar é aquela com menos de 50 cilindradas, a cinquentinha como é muito conhecida, acaba sendo uma opção para muitas pessoas.

Afinal, é bem mais barata e não precisa de CNH, mas isso não quer dizer que você não precisa de uma autorização especial para pilotar moto cinquentinha. É necessário ter a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC).
O que é isso?
Qual o tipo de moto que não precisa de habilitação em 2024?
A Autorização para Conduzir Ciclomotores é um documento que como o próprio nome explica, te dá autorização de pilotar moto de até 50 cc.
Essa é uma habilitação obrigatória, assim como a CNH, você tem que estar com ela quando estiver pilotando moto cinquentinha.
ACC habilitação: quanto custa? Quanto tempo demora para tirar?
A ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) pode custar mais de R$ 700. Para tirar você precisa passar por um tipo de processo. É obrigatório:
- Fazer 15 aulas teóricas sobre regras de trânsito
- 5 horas de aulas práticas com motos
Com isso, acaba sendo mais barato e demorando menos tempo para tirar uma ACC. Mas e se você já tiver uma CNH pode pilotar motos cinquentinha?

Tenho CNH, preciso do ACC para pilotar moto cinquentinha?
Sim, caso você tenha uma CNH pode sim pilotar uma moto cinquentinha, desde que sua CNH seja do tipo A (apenas para moto) ou AB (moto e carro).
Com isso, você não precisará passar pelo procedimento de tirar o ACC por completo.
E então, vale mais a pena a CNH ou a ACC?
Depende de quanto você está disposto ou disposta a investir, uma CNH custa muito mais e o procedimento demora mais. Porém a categoria certa te dá a versatilidade de usar motos cinquentinha.
Já o ACC é mais barato e demora menos tempo, porém você não tem escolha de veículo, tendo que tirar uma CNH posteriormente, caso queira uma moto mais potente.
Quer continuar acompanhando as últimas histórias e notícias sobre carros e o universo das motos?
Então siga o @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!