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Kia Cerato: Descubra os 5 Pontos Cruciais Sobre o Sedan Médio

Sport Motors

O Kia Cerato é uma boa opção? Quando se menciona um sedan médio, muitas vezes surge a imagem de um veículo associado a um público mais maduro. 

Geralmente, pensamos em um modelo que prioriza o conforto, mas que pode apresentar um design mais conservador. 

No entanto, o Kia Cerato 2012 se destaca nesse segmento justamente por seu estilo marcante, que foge das convenções habituais, veja abaixo alguns motivos para considerar este veículo.

5 pontos a considerar sobre o Kia Cerato

1 – A Jornada do Sedan Sul-Coreano no Brasil

Em 2009, o Brasil recebeu a segunda geração do Kia Cerato, um ano após seu lançamento global na Coreia do Sul. 

Nesse ponto, o veículo começou a ser conhecido como Forte em alguns mercados, incluindo os Estados Unidos e a própria Coreia do Sul, de onde era importado para o Brasil. 

O sedan médio foi construído sobre a plataforma J4 do Grupo Hyundai, a mesma usada no SUV ix35. 

Durante esse período, o modelo sempre esteve equipado com um motor 1.6 16V e ofereceu opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades.

Em 2011, na linha 2012, o Kia Cerato passou a adotar transmissões de seis marchas, tanto automáticas quanto manuais. No ano seguinte, a terceira geração do carro foi introduzida no mercado brasileiro.

2 – A Origem do Design Inovador do Kia Cerato

Kia Cerato

Peter Schreyer, renomado designer automotivo com mais de 25 anos de experiência na Audi, é reconhecido como um dos mais famosos do mundo. 

Ele ingressou no Grupo Hyundai em 2006 e foi o responsável pelo design da segunda geração do Kia Cerato.

Este carro se destacou por combinar linhas ousadas com uma abordagem respeitosa à tradição do segmento. 

Destaque para o capô curto e os faróis integrados à grade frontal em forma de U, uma solução que acabou sendo adotada por várias marcas japonesas posteriormente. 

Além disso, o veículo ostentava um coeficiente aerodinâmico de Cx 0,29.

A identidade da marca naquela época estava refletida na entrada de ar dianteira, que alegadamente evocava a imagem de um focinho de tigre rosnando. 

Confesso que até hoje observo os carros daquela época em busca dessa semelhança felina. De fato, esse detalhe característico do Kia Cerato foi incorporado a outros modelos da fabricante, como o Sportage.

3 – Desempenho do Kia Cerato

O motor a gasolina da linha Gamma de 1.6 16V oferece um desempenho competente, com 126cv para movimentar os mais de 1.200kg do sedan médio. 

Essa potência é notada principalmente em situações de subida e arrancadas em semáforos.

Felizmente, as versões de 2011 e 2012 do Kia Cerato equipadas com câmbio manual de seis marchas apresentaram melhorias nas retomadas. 

As relações de marcha foram encurtadas, especialmente nas primeiras marchas. No entanto, os 15,9kgfm de torque só se manifestam plenamente acima das 4.000rpm.

4 – O Modelo Sul-Coreano com Variação Cupê

Kia Cerato

É interessante relembrar que a primeira geração do Kia Cerato, em 2002, surgiu inicialmente como um hatch, que nunca foi oficialmente lançado no Brasil. 

As versões sedan foram introduzidas posteriormente, e essa segunda fase do modelo médio incluiu até uma variação cupê, que também chegou ao Brasil.

Denominada Kia Cerato Koup, essa opção foi lançada aqui em junho de 2011, como modelo 2012, e pode ser considerada a versão mais esportiva do veículo. 

Com apenas duas portas, motor 2.0 16V de 156cv e uma traseira elevada e arrebitada, o modelo também apresentava um teto solar e rodas de liga leve aro 17 polegadas.

Em termos de equipamentos, oferecia controles de estabilidade e tração, quatro airbags, ar-condicionado automático, bancos revestidos em couro, aletas para troca de marchas no volante e um sensor de ré. Atualmente, é possível encontrar o Kia Cerato Koup 2011/2012 à venda em sites por preços variando entre R$ 59 mil e R$ 70 mil.

5 – Espaço Interno Destacado no Sedan

Com 4,53 metros de comprimento e uma distância entre-eixos de 2,65 metros, a segunda geração do Kia Cerato tinha o tamanho típico dos sedans médios daquela época. 

Os motoristas desfrutavam de espaço adequado para as pernas e os joelhos, embora a posição de dirigir não fosse a mais ergonômica.

No banco traseiro, o ambiente era confortável para dois adultos e uma criança, sem grandes exageros, o porta-malas não se destacava pelo seu tamanho, oferecendo 415 litros de capacidade.

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