O Jeep Compass, líder indiscutível em vendas entre os SUVs médios e o segundo SUV mais comercializado no Brasil em 2021, tem sido um sucesso desde seu lançamento em 2016.
Com seu excelente acabamento e ampla gama de recursos, ele se apresenta como uma opção altamente competitiva no mercado.
No entanto, é importante lembrar que ser o mais vendido não o torna um carro impecável.
5 motivos para não adquirir Jeep Compass
Consumo
Apesar de melhorias notáveis nesse aspecto, o Compass ainda deixa a desejar em termos de consumo, especialmente na versão 1.3 turboflex.
Quando comparado, por exemplo, ao VW Taos, a média de consumo fica um pouco abaixo, chegando a cerca de 6,5 km/l com etanol, enquanto o SUV alemão atinge 6,8 km/l.
Em uma comparação com a versão flex do Toyota Corolla Cross, a desvantagem é ainda mais evidente, já que o SUV japonês registrou uma média de 7,5 km/l nos testes do Canaltech.
Vale ressaltar que não estamos considerando a variante híbrida do Corolla Cross, devido às consideráveis diferenças de motorização e desempenho.
Se a eficiência de consumo é uma prioridade para você, talvez o Jeep Compass não seja a melhor escolha.
Espaço no Porta-malas
Apesar da alegação da Jeep de que o Compass agora oferece 470 litros de espaço no porta-malas.
A impressão é de que ele disponibiliza menos espaço do que isso, especialmente quando comparado aos concorrentes Corolla Cross e Taos, que oferecem 440 litros e 490 litros, respectivamente.
Isso ocorre porque a fabricante norte-americana alterou o método de medição da capacidade, optando pelo uso de líquidos em vez de blocos.
Embora o compartimento de bagagem seja decente, ele fica aquém em comparação com os concorrentes.
Falta de uma Versão 4×4 Flex Jeep Compass
A Jeep poderia ter facilmente oferecido uma versão 4×4 com tração integral do Compass turboflex, da mesma forma que fez com seu irmão menor, o Jeep Renegade.
Esse sistema teria o potencial de proporcionar ainda mais conforto ao SUV e poderia resultar em desempenho aprimorado.
Design
Apesar da notável melhoria no conteúdo do Compass, sua aparência continua muito semelhante ao modelo anterior, o que pode ser decepcionante para quem busca exclusividade.
Com exceção da Série S, que trouxe de fato novas cores e elementos estéticos, as outras versões são praticamente idênticas aos modelos de 2021 e anteriores.
Espaço Interno
Apesar de ser confortável, o Compass fica aquém de alguns de seus concorrentes em termos de espaço interno.
A plataforma Small Wide 4×4 LWB proporciona excelente rigidez na carroceria, segurança e uma condução suave, mas compromete o entre-eixos do SUV.
Esse eixo mede apenas 2,63 metros, sendo menor do que o Corolla Cross (2,64 metros) e o Taos (2,68 metros). Conheça também o Jeep Aveneger.
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!