Notícias sobre veículos Chevrolet, Volkswagen, Honda, Toyota e mais

Hummer: Da Jornada Desértica à Conquista Urbana

Sport Motors

O Hummer, inicialmente concebido para fins militares, despertou o interesse de celebridades como Arnold Schwarzenegger e eventualmente ganhou uma versão civil.

Essa história de sucesso, que já havia sido trilhada com o Jeep da Willys na década de 1940, encontraria uma nova narrativa nos anos 1990 com o Hummer.

Acompanhe a leitura e saiba mais dessa história!

História e marcos

Hummer
Foto: Reprodução/Hummer

Até a década de 1970, o Jeep e suas variantes haviam sido os veículos militares leves por excelência para o Exército dos Estados Unidos. 

No entanto, a necessidade de alternativas maiores, mais modernas e com uma logística de manutenção simplificada levou o Exército a estabelecer parâmetros para um novo veículo.

Isso de uma maneira multipropósito de alta mobilidade entre 250 e 1.250 kg de capacidade, conhecido como High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV).

Diversas empresas se interessaram pelo projeto, mas apenas três delas desenvolveram protótipos viáveis: AM General, Chrysler Defense e Teledyne Continental. 

A AM General, afiliada à American Motors Corporation (AMC), saiu vitoriosa e começou a produção em janeiro de 1985, fornecendo um lote inicial de 2.334 veículos, de um total planejado de 55.000 unidades em cinco anos.

Esse veículo, com seu tamanho imponente, compartilhava muitos componentes com o HMMWV militar, incluindo motor, transmissão, suspensão, pneus e sistema de enchimento central dos pneus. 

Seu motor Detroit Diesel V8 de 6,2 litros estava localizado na parte central-dianteira do veículo, e o design permitia acomodar quatro ocupantes.

Marcos

Hummer
Foto: Reprodução/Hummer

O sucesso do Hummer como veículo militar ganhou destaque durante a Guerra do Golfo em 1990, mas sua versão civil foi uma ideia sugerida por Arnold Schwarzenegger. 

Após dirigir o veículo militar, ele convenceu o presidente da AM General, Jim Armour, de que havia um grande potencial comercial. 

Em março de 1992, o veículo foi lançado para o público em geral, mantendo o nome que já havia sido usado nos primeiros protótipos militares.

A versão civil era notável por seu tamanho gigantesco, com dimensões que o colocavam muito à frente de utilitários esportivos convencionais. 

Pesando mais de 2,7 toneladas e equipado com o motor Detroit Diesel de 6,2 litros, o veículo oferecia uma experiência de condução única, apesar de sua lentidão e desconforto. 

No entanto, sua presença chamativa e robustez o tornaram uma escolha popular entre celebridades e pessoas endinheiradas.

Versões

O veículo teve várias versões, incluindo perua de quatro portas, jipe com capota macia e picapes de duas e quatro portas. 

Sua capacidade fora de estrada era notável, com um amplo vão livre, suspensões independentes e um sistema de enchimento de pneus central para se adaptar a diferentes terrenos.

Embora tenha passado por diversas melhorias ao longo dos anos, incluindo um motor mais potente, controles eletrônicos e melhorias no conforto, a produção do Hummer encerrou em junho de 2006.

Isso principalmente devido à falta de conformidade com os regulamentos de emissões poluentes que entrariam em vigor em 2007. 

A marca continuou com os modelos H2 e H3 por algum tempo, mas em fevereiro de 2010, ela se tornou parte da história automobilística.

Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário