No fim de março deste ano, a Honda promoveu alterações na linha da XRE 300. O veículo deixou de estar listado como disponível no site oficial da marca, e as lojas já não estavam aceitando encomendas para essa moto.
Desde de abril, a produção da XRE 300 foi temporariamente interrompida.
Atualmente, a página exclusiva da Honda dedicada à XRE 300 voltou a exibir os preços para essa motocicleta aventureira, que agora está retornando às concessionárias.
Confira os valores da XRE 300
Em abril, a produção da motocicleta XRE 300 da Honda foi temporariamente interrompida devido a imprevistos na sua cadeia de suprimentos.
A empresa comunicou que essa interrupção era decorrente desses impactos inesperados e que, por enquanto, não tinha previsão para a retomada da fabricação.
Agora, com o retorno das vendas, a previsão da Honda é que as entregas da XRE 300 voltem ao normal até setembro.
Ao verificar os valores no site oficial da Honda, é possível observar que a XRE 300 ainda está disponível em três versões: ABS, Adventure e Rally. Os preços começam em R$ 25.000 para a Honda XRE 300 ABS e chegam a R$ 25.600 para as versões Adventure e Rally.
A diferença entre essas últimas está relacionada ao esquema de pintura e aos adesivos. Vale ressaltar que os valores informados não incluem os custos de frete, o que significa que o preço final nas lojas pode ser mais elevado.
A pausa na produção devido a problemas na cadeia de suprimentos, que agora foram solucionados, não resultou em nenhuma alteração nos modelos da Honda XRE 300.
A linha 2023 da XRE 300 foi apresentada em outubro do ano passado, com preços iniciais de R$ 23.810 para a versão ABS, enquanto as versões Rally e Adventure ABS eram vendidas por R$ 24.350 na ocasião.
Mudanças do modelo
A Honda trouxe sua última grande atualização para a XRE 300 em novembro de 2018, quando lançou o modelo 2019.
Nessa ocasião, a moto recebeu algumas melhorias significativas, foi introduzido o sistema de freios ABS como equipamento padrão, proporcionando maior segurança.
Além disso, a iluminação foi totalmente renovada, adotando lâmpadas de LED que melhoram a visibilidade em diversos cenários.
O painel de instrumentos também passou por aprimoramentos, agora fornecendo informações detalhadas sobre o consumo de combustível e a autonomia da moto.
Motor e potência
A XRE 300 2023 continua a utilizar o mesmo motor monocilíndrico de 291,6 cm³ com tecnologia flex, resfriamento a ar e injeção eletrônica.
Quando abastecida com etanol, o motor entrega uma potência de 25,6 cv a 7.500 rpm, enquanto com gasolina, a potência fica em 25,4 cv na mesma faixa de rotação.
O torque máximo com etanol é de 2,80 kgfm a 6.000 rpm, em comparação com 2,76 kgfm quando abastecida com gasolina. O câmbio possui 5 marchas e a embreagem é do tipo multidisco banhada a óleo com acionamento mecânico.
No que diz respeito à parte estrutural, a XRE 300 apresenta um chassi tubular de aço com arquitetura tipo berço semi-duplo.
A suspensão dianteira utiliza um sistema telescópico com tubos de 41 mm de diâmetro e oferece um curso de 245 mm. A suspensão traseira possui um curso de 225 mm e é equipada com uma balança de alumínio conectada ao sistema Pro-Link.
As rodas têm aro 21 polegadas na frente, com pneus de 90/90, enquanto a roda traseira possui aro 18 polegadas com pneus na medida 120/80. Quanto aos freios, a moto conta com um disco dianteiro de 256 mm de diâmetro e um disco traseiro de 220 mm. Confira também as melhores motos usadas de até R$10 mil: aqui!
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!