Após um período de intensa expectativa em relação a um possível lançamento da próxima XRE 300 Sahara, finalmente temos novidades.
A Honda está atualmente desenvolvendo uma nova motocicleta do tipo trail, prevista para ser lançada ainda no decorrer de 2023, com a denominação de XRE 300 Sahara.
A empresa japonesa tomou inclusive a iniciativa de requerer o registro deste nome para o seu novo modelo perante o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Conheça mais sobre a XRE 300 Sahara
A Honda está acompanhando uma tendência global entre os fabricantes de motocicletas, que é trazer de volta nomes de modelos antigos em novas criações.
Um exemplo disso é o relançamento da Hornet e da Transalp com um novo motor de 750 cc no ano passado.
Para o desenvolvimento da nova XRE 300, a Honda encontrou inspiração na lendária NX 350 Sahara, uma trail que fez grande sucesso no Brasil durante a década de 1990.
O modelo originalmente contava com um motor de um único cilindro, com capacidade de 350 cc. No entanto, informações indicam que a XRE Sahara será equipada com um motor de 300 cc.
O que deve mudar?
Havia especulações circulando sobre a próxima geração da XRE, sugerindo que ela poderia apresentar um motor de maior capacidade.
A XRE 300 Sahara, de acordo com nossas informações, continuará utilizando o mesmo motor que foi recentemente introduzido na CB 300F Twister.
Este motor monocilíndrico de 293,5 cm³ produzirá uma potência de 24,5 cv no novo modelo voltado para as ruas.
Entretanto, é possível que os números de desempenho sejam ajustados para enfatizar um torque maior em rotações mais baixas.
Além disso, a futura XRE 300 Sahara também adotará a transmissão de seis marchas, o que é uma ótima notícia para aqueles que utilizam a motocicleta em estradas ou para viagens, já que uma marcha adicional tende a resultar em um consumo de combustível mais eficiente.
Design
O design da XRE 300 certamente passará por uma renovação completa. Conforme as informações disponíveis, a Sahara de 300 cc deverá seguir o padrão visual dos modelos aventureiros da Honda, como a CB 500X e a NC 750X.
Isso sugere que podemos esperar a incorporação de iluminação full-LED, bem como carenagem frontal e para-brisa, destacando sua aptidão para viagens e aventuras.
Por outro lado, informações indicam que a nova XRE 300, semelhante ao modelo atual, manterá as rodas raiadas em vez de adotar rodas de liga-leve.
Também é provável que a trail continue a utilizar o aro de 21 polegadas na roda dianteira, seguindo sua tradição.
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!