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Ford Fiesta: O Guia Definitivo com Tudo que Você Precisa Saber

Sport Motors

Apresentando o Ford Fiesta, um modelo que conquistou corações brasileiros. Continue lendo e descubra a trajetória deste compacto que se tornou ícone nacional.

O Fiesta fez sua primeira aparição no cenário brasileiro de carros em 1995, apresentando sua terceira geração.

Chegando inicialmente como um importado da Espanha, sua montagem local teve início no ano posterior, com o lançamento da sua quarta geração.

A Evolução do Ford Fiesta

Após esta introdução, o Fiesta se manteve presente nas versões 5ª e 6ª, sendo amplamente disponível no mercado de veículos seminovos, particularmente pelas versões acessíveis das gerações quatro e cinco. 

Vamos explorar mais sobre este veículo lendário da Ford.

Gerações do Ford Fiesta

Ford Fiesta

A quarta geração do Fiesta, produzida em São Bernardo do Campo, foi a resposta da Ford à dissolução da Autolatina. 

O design espelhava o europeu da época, ostentando motores 1.0 e 1.3 da renomada linha Endura-E, além do inovador 1.4 16V Zetec-SE na configuração premium CLX 1.4.

Em 1999, com atualizações para a linha 2000, os motores foram atualizados para os Zetec Rocam 1.0 e 1.6, substituindo as versões anteriores. Um diferencial foi a série Sport, com um pacote aerodinâmico único e opções de motor 1.0 e 1.6.

Naquela época, o Fiesta chegou pela primeira vez como sedan ao Brasil, sendo importado do México. Esta configuração se estendeu até 2006 na versão básica chamada Street.

A quinta geração surgiu em 2003. Montada em Camaçari (BA), a linha era mais simplificada que sua contraparte europeia, disponibilizando os motores 1.0 e 1.6 Zetec Rocam. 

Uma variante 1.0 turbinada, batizada de Supercharger, foi lançada, oferecendo 95 cv de potência.

Com variantes hatch e sedan, o Fiesta sofreu remodelações em 2007 e 2010, criando um perfil único para o mercado brasileiro. A produção continuou até 2014.

A sexta geração surgiu em 2010, com um design alinhado aos padrões globais e o motor 1.6 da linha Sigma. 

A produção nacional começou em 2013, acompanhada de um redesenho e da introdução do motor 1.5 Sigma. Mais tarde, também foi integrado o motor 1.0 turbo EcoBoost. A produção brasileira cessou em 2019.

Ford Fiesta: Dicas para Compradores de Seminovos

Ford Fiesta

Os modelos Fiesta das gerações 4 e 5 são ideais para quem busca economia e valor, variando entre R$ 15 mil a R$ 30 mil no mercado de usados. Para a 4ª geração, recomendamos modelos pós-2000 com motor Zetec Rocam.

Para a 5ª geração, o motor 1.6 é ideal para desempenho, enquanto o 1.0 Supercharger consome mais combustível. A manutenção regular é essencial, principalmente no sistema de resfriamento.

A sexta geração se destaca pelo arsenal de segurança e pela eficiência dos motores Sigma. Porém, é essencial evitar modelos com o câmbio automatizado Powershift.

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