Que tal conhecer o Fiat Topolino Elétrico? Na última quinta-feira (21), a Fiat lançou na Itália o Topolino, um veículo elétrico de tamanho reduzido que se assemelha ao Citroën Ami.
Este carro subcompacto, inspirado no icônico Fiat 500 que dominou o mercado entre 1936 e 1955, atrai atenção devido às suas dimensões compactas, seu design peculiar e, acima de tudo, seu preço acessível.
Surpreendentemente, ele está disponível por metade do valor de um Mobi, que é o veículo mais econômico da montadora disponível no Brasil.
Informações sobre o Fiat Topolino Elétrico
Na Itália, o Fiat Topolino Elétrico foi lançado com um preço de 7,5 mil euros, o que equivale a cerca de 39 mil reais na conversão direta, sem levar em consideração impostos ou taxas adicionais.
De acordo com o site oficial da marca no país, o Topolino é descrito como sendo “compacto em tamanho, mas imenso em personalidade”.
Embora as dimensões reduzidas deste carro elétrico sejam notáveis (ele mede apenas 2,53 metros de comprimento), o verdadeiro destaque está na variedade de recursos e acessórios que oferece.
O Topolino apresenta uma gama de funcionalidades que certamente chamarão a atenção não apenas dos jovens, mas de um amplo grupo de potenciais compradores.
Este subcompacto da Fiat está disponível em uma única cor, Verde Vita, porém, surpreende com acessórios bastante singulares.
Alguns desses acessórios incluem um rack traseiro para bolsas, um ventilador com conexão USB, uma garrafa térmica e até mesmo um pequeno chuveiro, que permite aos proprietários lavar o próprio carro ou se refrescar após um dia divertido na praia, por exemplo.
Motor e autonomia do veículo
À semelhança do Citroën Ami, o Fiat Topolino Elétrico não se destina a ser um veículo elétrico concebido para viagens em autoestradas ou para percorrer longas distâncias.
Inclusive, o requisito de apenas uma licença especial para os condutores, já que na Itália ele é classificado como um quadriciclo.
O Topolino possui uma bateria de apenas 5,5 kWh, o que proporciona ao veículo uma autonomia de 75 quilômetros por carga, de acordo com o ciclo WLTP.
A sua velocidade máxima também não se destaca, devido ao modesto motor de 8,1 cv e um torque de 4,5 kgf/m, que atinge apenas 45 km/h. Porém, vale ressaltar que a recarga completa do sistema pode ser realizada em um pouco mais de três horas. Conheça também o BYD Dolphin elétrico: aqui!
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!