O Land Rover Range Rover Evoque, um nome pomposo para um carro que já teve seus dias de glória.
Lá em 2010, quando foi lançado globalmente, este SUV se tornou rapidamente um sucesso entre críticos e o público em geral.
Com seu design moderno e arrojado, ele se destacava em meio aos carros sisudos da Land Rover e da concorrência.
Lançamento no Brasil
Em 2011, o Evoque chegou ao Brasil, trazendo consigo a febre que já conquistava o mundo. Suas características únicas incluíam um teto inclinado, tamanho compacto e pintura bicolor, que se tornaria uma tendência entre os SUVs.
Além de ser visualmente instigante, este SUV britânico também entregava um excelente desempenho graças ao motor 2.0 turbo de 240 cv, que veio da Ford.
Na fábrica em Halewood, na Inglaterra, três Evoques eram produzidos para cada Freelander.
Quando foi lançado no Brasil, a marca previa que o Evoque representaria cerca de 40% das vendas. Os preços variavam de R$ 164.900 a R$ 231.900.
No início, as vendas foram promissoras. Em 2011, foram 863 unidades vendidas, um sinal de sucesso. No ano seguinte, em 2012, as vendas subiram para 4.149 unidades.
O ápice ocorreu em 2013, quando o carro bateu recorde com 6.606 unidades vendidas. Porém, a partir de 2014, o modelo começou a declinar, caindo para 5.948 unidades em 2014 e 3.927 em 2015.
O ano de 2016 marcou um grande declínio nas vendas, com uma queda de 50%.
De quase 4 mil unidades vendidas no ano anterior, a Land Rover emplacou apenas 1.956 unidades em 2016, número que permaneceu quase inalterado em 2017, com 1.995 veículos.
A tendência de queda continuou em 2018, com 1.454 unidades vendidas, e no ano passado, quando apenas 1.159 veículos foram emplacados.
Embora o carro ainda chame a atenção nas ruas, o entusiasmo do público já não é mais o mesmo.
Preço
No início da década, o carro era relativamente acessível, mas hoje a versão mais barata, a R-Dynamic SE P250, custa R$ 281.600, um aumento de 71% em relação ao preço inicial.
A versão mais potente, P300 R-Dynamic HSE, é vendida por R$ 327 mil.
Assim, o Range Rover passou de um SUV desejado para um modelo premium comum, com preços que o tornam menos acessível e uma novidade que já não é mais tão nova.
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