Notícias sobre veículos Chevrolet, Volkswagen, Honda, Toyota e mais

Desvendando o Jeep Willys: Origens, História e Legado

Sport Motors

O Jeep Willys teve sua origem como um veículo militar durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, sua história se estendeu além do campo de batalha, encontrando sua utilidade no cenário civil. 

Em 1945, surgiu o modelo CJ-2A, seguido pelo CJ-3A em 1949, que foram os precursores do icônico CJ-3B.

Este último modelo, que celebra 70 anos de existência, foi lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953.

Jeep Willys: jornada ao longo de sua história

Jeep Willys
Foto: Reprodução/Jeep

Para os brasileiros, o Jeep Willys CJ-3B é particularmente significativo, pois foi o primeiro modelo a ser fabricado pela Willys-Overland do Brasil, em sua planta em São Bernardo do Campo (SP). 

Assim como os outros veículos da família CJ, o CJ-3B tinha uma carroceria compacta e foi projetado para enfrentar qualquer tipo de terreno.

Distinguindo-se dos modelos anteriores, o Willys CJ-3B apresentava uma grade frontal e capô mais elevados para acomodar seu novo motor de quatro cilindros Hurricane. 

Devido a essa característica, ganhou o apelido popular na época de “cara de cavalo”.

Cronologia e fabricação

Jeep Willys
Foto: Reprodução/Jeep

O Jeep Willys, como ficou conhecido no Brasil, continuou a ser produzido e vendido no país até a década de 1980, embora a partir de 1967 a fabricação tenha sido assumida pela Ford, que adquiriu a Willys

Hoje, o legado desse modelo perdura no Jeep Wrangler, seu herdeiro direto.

Para comemorar os 70 anos do lendário Willys CJ-3B, é interessante relembrar algumas de suas emocionantes aventuras. 

Em 1955, a famosa Operação Abacaxi marcou uma expedição notável, na qual três escoteiros, Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly, partiram de São Paulo com destino ao Canadá para participar do Jamboree, um encontro mundial de escotismo. 

A viagem foi um sucesso, com o veículo não apresentando nenhum defeito mecânico ao longo do percurso. Posteriormente, a expedição foi estendida até o Alasca.

No total, os escoteiros percorreram aproximadamente 73 mil quilômetros a bordo do Willys CJ-3B em pouco mais de um ano, atravessando 19 países e vivenciando experiências incríveis. 

Essa expedição inspirou a criação do livro “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi”.

O Jeep utilizado na jornada já contava com uma variedade de peças e acessórios nacionais, e alguns fabricantes de autopeças ajudaram a financiar a empreitada, o que levou à denominação “Operação Abacaxi”, devido à qualidade dos componentes locais.

Atualmente

Hoje, podemos assistir ao emocionante retorno de Hugo Vidal ao Alasca, mais de seis décadas depois, como mostrado no vídeo abaixo.

Além de sua versão civil, o Jeep CJ-3B também teve uma versão militar conhecida como M606, fabricada nos Estados Unidos até 1968, totalizando cerca de 155 mil unidades produzidas.

Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!

Advertisement
Deixe um comentário