Mesmo diante das adversidades, o setor automobilístico do Brasil busca ressurgir após dois anos conturbados. Aí surge a questão do que comprar: hatch, sedã ou SUV?
A volatilidade econômica e a alta do dólar, somados à crise de falta de peças impulsionada pela pandemia da Covid-19, ocasionaram aumentos significativos nos preços dos automóveis desde 2020.
Por isso, nesse artigo, ajudamos você a decidir sem complicação.
Hatch, sedã ou SUV?
Anteriormente, o mercado dispunha de um amplo espectro de veículos abaixo de R$ 100 mil, popularmente conhecidos como ‘carros populares’.
Contudo, modelos nessa faixa de preço estão se tornando raros, especialmente após reajustes recentes.
Hatches
VW Polo TSI MT (R$ 92.990)
A nova geração do Polo surgiu em setembro deste ano, oferecendo quatro variações, incluindo a TSI.
Equipado com um motor 1.0 turbo e câmbio manual de cinco marchas, o veículo ostenta recursos como rodas de liga leve de 15” e central multimídia de 6,5”.
Peugeot 208 Allure 1.6 AT (R$ 97.290)
Mesmo sem motor turbo, o modelo da Peugeot vem equipado com câmera de ré 180°, Full LED, e uma central multimídia de 10 polegadas, tornando-se uma opção robusta dentro da categoria.
Citroën C3 Feel Pack 1.6 (R$ 99.990)
O Citroën C3, com modo Eco e câmbio automático de seis marchas, apresenta-se como uma escolha valiosa, embora seja mais simples em termos de equipamentos.
Hyundai HB20 Limited (R$ 89.890)
Este modelo destaca-se pelo conforto e pela inclusão de itens como câmera de ré e sensores de obstáculos traseiros.
Onix LT 1.0 Turbo AT (R$ 99.490)
O Onix, um concorrente de peso, oferece transmissão automática de 6 velocidades e uma tela de 8 polegadas com sistema MyLink de conexão remota.
Sedãs
Hyundai HB20S Limited 1.0 (R$ 96.290)
Com visual moderno e uma gama de recursos, como sistema multimídia de 8 polegadas e 6 airbags, este sedã não teve alterações mecânicas significativas em sua recente reestilização.
Fiat Cronos Drive CVT (R$ 97.190)
O Cronos destaca-se pelo novo câmbio automático CVT e controles de estabilidade, além de recursos como piloto automático e modo Sport.
Toyota Yaris XL (R$ 97.990)
O Yaris da Toyota, embora tenha menos equipamentos comparado aos concorrentes, oferece sete airbags e uma central de 7” compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
SUVs
Fiat Pulse Drive 1.3 MT (R$ 98.946)
O único SUV abaixo de R$ 100 mil nesta lista, o Fiat Pulse, oferece 190 cv de potência com etanol e inclui piloto automático, rodas de 16” e uma central multimídia de 8,4”.
Conclusão: hatch, sedã ou SUV?
A despeito das oscilações de mercado e das limitações orçamentárias, ainda há boas opções para quem busca veículos até R$ 100 mil no Brasil, seja na categoria hatch, sedã ou SUV.
O mercado, mesmo que mais restrito, ainda propicia uma variedade de modelos repletos de funcionalidades e com bom desempenho, adequados para diferentes preferências e necessidades dos consumidores brasileiros.
Gostou do que viu? Então, siga @RevistaSportMotors e compartilhe este artigo com quem você acha que vai gostar também!